Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Oi pessoal! Eis aqui uma síntese sobre a matéria biomas, fiz algo bem legal e de fácil leitura. Se divirtam, não deixem de postar suas duvidas e caso você ou o colega saiba sanar a duvida de alguém, fiquem a vontade em responder. Usem o recurso comentário. Abraços, qualquer coisa estou aqui.



Mata Atlântica
É um grande centro de endemismo e suas formações vegetais são extremamente heterogêneas, indo desde campos abertos em regiões montanhosas até florestas chuvosas perenes nas terras baixas do litoral. 

Esta imagem faz  uma comparação entre a Mata Atlântica original e a atual, perceba o quanto era extensa, ocupando vários estados do Brasil e não apenas regiões litorâneas. 





Você sabia?

Plantas latifoliadas são plantas de folhas largas e grandes 



Que plantas hidrófilas, são plantas de ambiente extremamente úmido



E que arvores decíduas são arvores que perdem as suas folhas no outono e inverno



Amazônia

A  Amazônia é uma enorme floresta equatorial localizada na América do Sul e ocupa uma área de 7 milhões de km2. A região que abriga a Amazônia é caracterizada pela temperatura elevada, grande umidade atmosférica e enorme quantidade de rios; fatos que garantem que essa seja a maior floresta equatorial do mundo.

Apesar da exuberância apresentada pela floresta, os solos nos quais está fixada não possuem grande riqueza em nutrientes. Porém, nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea. Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre
.




Observem os biomas brasileiros, com base no mapa identifique qual bioma pertence o seu estado, e resolva a questão 4 do exercício.




Cerrado

Presente em 1,5 a 2 milhões de km2 do território nacional, ou cerca de 20% dele, o cerrado é o segundo maior ecossistema brasileiro, atrás apenas da floresta amazônica.
O clima típico do cerrado é quente, semi-úmido e notadamente sazonal, com verão chuvoso e inverno seco. Os solos são geralmente muito antigos quimicamente pobres e profundos.
As árvores têm troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa. As folhas são grandes e rígidas, e as raízes, profundas, usadas inclusive para retenção de água.



Caatinga

A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional.  Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25°C e 29°C. O clima é semi-árido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas. As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes.




Mangue

Manguezal, também chamado de mangue ou mangal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário